Para uma empresa funcionar, são necessários pelo menos três elementos: gestão eficiente, equipe motivada e equipamentos de qualidade. Muito disso se conquista com tempo, estudos e dedicação. Porém, o investimento financeiro também faz parte.
Imagine chegar ao escritório e encontrar a porta arrombada. Lá dentro, uma sala que deveria estar cheia de computadores e telefones aparece vazia. O patrimônio obtido com tanto esforço foi furtado numa única madrugada. E o prejuízo vai além. Clientes ficarão sem atendimento. Negócios deixarão de ser fechados.
Pois o seguro patrimonial existe para atenuar o impacto desse cenário desolador. A apólice prevê cobertura para os mais diversos sinistros. Embora o susto seja grande, pelo menos as despesas para consertar o estrago poderão ser reembolsadas.
O que é o seguro patrimonial
Essa modalidade de seguro preserva a integridade dos bens de uma companhia, diminuindo possíveis perdas patrimoniais. Ela serve tanto para fábricas quanto para o comércio ou, ainda, para empreendimentos do setor de serviços.
As garantias abrangem diferentes situações – muitas delas imprevisíveis, como impacto de veículos e queda de aeronave. Pode parecer inusitado, mas é só procurar na internet para encontrar vídeos de carros desgovernados invadindo lojas. Se seu ponto comercial fica numa rua movimentada, a preocupação aumenta.
O inesperado também pode acontecer nos seguintes casos:
– Incêndio;
– Vendaval;
– Queda de raio;
– Explosão;
– Danos elétricos.
Além dessa cobertura, existem as garantias opcionais, que podem ser contratadas conforme a necessidade da empresa. Nesse ponto, entra em jogo a análise de risco. Vale a pena ponderar qual é a probabilidade de determinado evento acontecer para, assim, definir quais itens incluir na apólice.
Por exemplo, se os índices de assaltos têm crescido na região, é provável que seja preciso contratar um seguro patrimonial para roubo.
Alagamentos e inundações também causam avarias importantes, principalmente em zonas propensas a desastres naturais.
O cálculo do valor a ser pago considera essas e outras variáveis, como o custo do próprio patrimônio segurado.
Por que contratar um seguro patrimonial
Adotar sistemas de prevenção é uma maneira de economizar. É o caso de alarmes ou de programas de segurança no trabalho.
Porém, o que é mais oneroso para um estabelecimento: contratar um seguro ou arcar com as contas de um vendaval ou outro acidente qualquer? Nunca se sabe quando haverá uma emergência, então é preciso estar preparado para quando ela acontecer.
Certos empreendedores consideram alarmismo. Outros chamam isso de prudência. Precaver-se é preocupar-se não só com a sustentabilidade financeira do negócio, mas com o bem-estar dos colaboradores e de seus familiares.
Um ambiente de trabalho entregue à própria sorte pode gerar insegurança entre os funcionários. Preocupados até mesmo com a integridade física deles, alguns podem, inclusive, procurar emprego na concorrência.
É pelo bem de todos os envolvidos que o seguro patrimonial existe. Portanto, pense bem na possibilidade de fazer um para sua fábrica, seu restaurante ou seu mercado. Realize uma cotação sem compromisso com a Corretora Frizzera Porto e conte conosco para proteger a sua empresa!
Se você gostou das dicas, aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos e colegas. E não se esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de outros serviços que oferecemos.