Seguro auto X Associações de proteção veicular
Você já sabe que é muito importante ter um Seguro Auto hoje em dia, e é bem provável que já tenha ouvido falar nas associações de proteção veicular, mas não sabe muito bem como funciona.
O que é importante lembrar aqui que, apesar de uma associação ser regulamentada pela Constituição Federal, as associações veiculares são proibidas de vender seguros pois não são regulamentadas pela Susep – Superintendência de Seguros Privados.
Então, você só terá todos os seus direitos garantidos quando a empresa cumprir todas as exigências da Susep. Por isso que é tão importante estar alerta para não cair nessa cilada.

Como Funcionam as Associações de Proteção Veicular
Como você já viu, são cooperativas que não são regulamentadas, e mesmo que digam que o objetivo é proteger seu veículo, na prática não é bem assim que funciona.
A pessoa faz sua adesão a uma dessas associações e em caso de roubo, furto ou perda total do veículo, o prejuízo é dividido entre os associados.
O que tem atraído milhares de pessoas é a mensalidade muito baixa, se comparado ao valor do Seguro Auto convencional. Mas também é muito mais arriscado, justamente por não serem regulamentadas.

Entenda a Diferença entre Seguro Auto e Cooperativa de Proteção Veicular
Para você entender a diferença entre Seguro Auto e cooperativa de proteção veicular, separamos abaixo as características de cada um:
Seguro Auto:
• Presença de uma apólice que consta todos os direitos e deveres do segurado e seguradora;
• Serviços oferecidos por empresas seguradoras;
• Empresas são regulamentadas pela Susep;
• Valor fixo, que pode ser pago de uma vez ou parcelado;
• Serviços disponibilizados após a vistoria do veículo.
Cooperativa de proteção veicular:
• Não existe apólice e sim um contrato firmado;
• Serviços oferecidos por associações sem fins lucrativos;
• Associações não são regulamentadas pela Susep;
• Pagamento de mensalidade;
• Serviços disponibilizados após assinatura do contrato.
• Sem garantia de recebimento da indenização em caso de sinistro.
Na verdade, os serviços oferecidos são os mesmos, como seguro contra roubo, furto, incêndio e acidentes. A maior diferença é que um está de acordo com a lei e o outro não.
Além disso, geralmente as associações não oferecem coberturas adicionais, e que dependendo para que você usa seu carro, pode fazer falta.

Vale a Pena Contratar um Seguro Auto por uma Associação de Proteção Veicular
O grande problema aqui é que como não existe nenhum órgão fiscalizador e não é amparada pela Lei, não vale a pena contratar um Seguro Auto por uma associação de proteção veicular.
Já ouvimos diversos relatos de consumidores que não foram ressarcidos, o que gerou muita dor de cabeça e prejuízo. Alguns até entraram na Justiça, mas como os serviços não são regulamentados, não dá em nada!
E é extremamente importante a pessoa que se sentir lesada, denunciar a associação à Susep.
Vale lembrar também que as associações cobram pela vistoria, instalação de rastreador, e se você for colocar tudo no papel, ao final de 12 meses, o valor pago talvez saia mais alto do que um Seguro Auto feito da forma tradicional.
Por mais que possa parecer à primeira vista um bom negócio e uma forma de pagar menos, você corre o risco bem maior, inclusive de não receber a indenização.
Agora é com você! Será que vale a pena?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar Mensagem
Entrar em Contato!
Olá 👋
Podemos te ajudar?